2.4.14

Let's Talk: YA Shame


Há pouco tempo vi uma rapariga no youtube a mostrar os seus livros e a desculpar-se por alguns deles serem YA, como se estes não tivessem tanta qualidade como qualquer outro livro.
Já vi vários vídeos que abordam este assunto de ler YA e de ter vergonha do que se lê, por isso decidi juntar-me à discussão.

Não há dúvida nenhuma que o meu género literário preferido é YA. É o que eu gosto mais de ler e, na realidade, foi o género que me fez gostar de livros. Mas quem nunca teve vergonha de dizer que tipo de livros lê?! Eu sei que já tive, especialmente quando conheço alguém que também gosta de ler e surge sempre aquela pergunta do “Qual é o teu livro preferido?” ou “O que é que gostas de ler?”.

Eu tenho vergonha de dizer, não porque tenho vergonha de os ler, mas pela opinião geral de que os livros YA não são tão bons como os outros. Tenho pena que este género literário não seja tão reconhecido quanto merece, não só por ser um género muito importante, pois, ao abordar tópicos interessantes para um público mais jovem, faz com que estes gostem de ler, mas também porque existem livros muito bons que não recebem tanto mérito quanto deviam.

Young-adult não é sinónimo de um livro mal escrito ou de uma história fraca, muito antes pelo contrário,  é um género como qualquer outro que aborda temas muito importantes, utilizando apenas uma linguagem mais simples e mais acessível ao público alvo.


Com isto não quero dizer que só há bons livros no género YA. Há bons e maus livros como em todos os géneros literários, não importando se é YA ou não.
Claro que ninguém é obrigado a gostar do mesmo género de livros e obviamente que os clássicos, por exemplo, são livros muito mais elaborados e muito melhor escritos, mas os livros considerados YA também merecem o seu mérito pelo que são e pela mensagem que transmitem.

O género YA é o que é e não merece ser menos reconhecido que qualquer outro género literário.

Honestamente, acho que nunca deixarei de gostar de ler YA, pelo menos durante uns bons anos, porque enquanto me divertir a ler livros, não me interessa muito em que género literário se incluem e muito menos a opinião de muitos sobre eles. Pelo menos gosto de ler e acho que isso é o mais importante, independentemente do tipo de livros que leio.

3 comentários:

  1. Concordo contigo quando dizes que YA não é sinónimo de um livro mal escrito ou de pouca qualidade. Eu também gosto de, de vez em quando, ler livros dentro deste género. Encontram-se ideias bastante interessantes que nos fazem pensar. No entanto, penso que está a perder alguma da sua criatividade e penso que grande parte da sua má fama se deve ao facto de 1) a histórias serem cada vez mais parecidas; 2) ser cada vez mais díficil encontrar um livro que se destaque, principalmente a nivel da novidade da premissa; e 3) o facto de grande parte das histórias dentro deste género se dividirem em trilogias/sagas que se mostram demasiado inconsistentes.

    ResponderEliminar
  2. YA é dos géneros que menos gosto. Nada contra, nem tenho preconceito... simplesmente acaba por não me encher as medidas :/
    Mesmo assim, graças ao BookTube, voltei a arriscar em livros desse género :p

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as tuas palavras..
    Acho que o mais importante é ler e termos prazer a ler.. não importa muito que género é que lemos..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar