28.5.14

Opinião: Bully

Depois de ver uma rapariga no youtube a falar deste livro, gostei logo da premissa e, numa tarde em que devia ter estado a estudar, acabei por ler este livro.


Este livro segue a história de Tate e Jared. Melhores amigos desde sempre, depois de um Verão em casa do pai, Jared volta diferente e começa maltratar Tate, gozando com ela na escola e tornando a sua vida num inferno. Depois de decidir que não pode continuar a ser tratada daquela maneira, Tate passa um ano em Paris, voltando mais forte e disposta a encarar o problema.

Este é um livro New Adult, mas ao contrário de muitos livros deste género, este preocupa-se realmente com a história, focando-se em temas como bullying e violação.


Gostei muito da personagem principal, a Tate. É uma personagem forte e com piada, que apesar de ter passado por muitos gozos e partidas, quando volta está decidida em tornar-se mais forte e a não se deixar intimidar.
Nenhuma das suas acções ao longo da história me irritou e gostei muito de não se ter atirado logo para os braços de alguém que lhe fez tanto mal, apesar de ter sido seu melhor amigo antes.

Quanto a Jared, sendo o "bullie" da história, é um pouco difícil de gostar dele. Apesar de ser um estúpido quase metade do livro, até gostei dele, especialmente para o final, se bem que não consegui perceber algumas das suas acções.
Quando somos esclarecidos do porquê de Jared ter gozado e humilhado a Tate durante tantos anos, fiquei surpreendida e acho que a autora conseguiu arranjar uma boa justificação que nos faz compreender um pouco o porquê das suas atitudes.

Gostei muito da Tate e do Jared como casal e do facto de não ter sido uma relação imediata, sendo preciso ganharem a confiança um do outro.


Uma das minhas cenas preferidas é uma muito ao estilo do filme 10 Things About You, em que a Tate faz um monólogo para a turma sobre tudo o que tem passado. Adorei esta cena!

Esta é uma relação de ódio que passa a amor e quem me conhece sabe que eu adoro esse tipo de história.

Um livro muito fácil de ler, que se lê no dia ou dois, e que, apesar de não ser uma obra prima, na minha opinião, está muito bem feito, com uma protagonista forte e determinada que sabe admitir os seus erros.


Existem mais três livros nesta série, sendo que um deles conta a mesma história mas da perspectiva de Jared, a novela Until You. Estou muito curiosa para ler esta novela porque quero muito perceber o seu lado nesta história e, apesar da justificação das suas acções neste livro, sinto que preciso de perceber um pouco melhor o porquê de tudo.

Concluindo, acabei por dar 4 luas e recomendo a quem quer começar a ler livros New Adult porque este preocupa-se realmente com a história, o que por vezes é raro encontrar neste género literário.

1 comentário: