13.1.15

Opinião: Catching Liam

Autor(a): Gennifer Albin
Editora: Sophia Bleu
Formato: Ebook

Este é outro livro que encontrei nas minhas recomendações do goodreads e cuja sinopse me interessou o suficiente para pegar nele. Claro que a opinião da Jennifer L. Armentrout no goodreads também me interessou bastante e, como tive uma fase em que só me apetecia ler livros deste género, resolvi dar uma oportunidade a este livro de Gennifer Albin.

Esta opinião pode conter spoilers, não sobre a história em si, mas sobre algo que descobrimos sobre a protagonista logo no inicio e que não é mencionado na sinopse. Assim sendo, achei melhor deixar o aviso para quem quiser ler este livro não sabendo mais do que a sinopse nos oferece.

Neste livro seguimos a história de Jillian e Liam, que se envolvem, depois de se conhecerem num bar próximo da faculdade onde andam. O que deveria ser só um one night stand, acaba por se tornar algo mais. Liam é um rapaz escocês que decide estudar durante um ano na América e que acaba por se envolver com Jillian, uma rapariga de vinte anos que não gosta de compromissos.

Gostei muito do Liam e a sua personagem é, definitivamente, swoon worthy! Engraçado e persistente, não desiste de conquistar Jillian, acabando por ficar com ela num trabalho de grupo para uma disciplina diferente do comum.

Jillian pode ser considerada uma má pessoa, mas a verdade é que a forma como afasta todos aqueles que gostam de si e de não gostar de relacionamentos tem uma razão de ser. No começo da história vemos que Jillian sofre de ataques provocados com a ansiedade, onde ela deixa de se conseguir mexer e que precisa de tomar medicação frequentemente. Mais tarde descobrimos que isto se deve ao facto de Jillian sofre de um caso raro da doença de Parkinson, que afecta pessoas mais novas. Pela sinopse, não esperamos nada que o livro seja sobre isto, mas o facto é que toda história se centra na forma como Jillian vai deixando o Liam entrar na sua vida e aceitar a sua doença.

O Liam é a minha personagem preferida e gostei de ler todas as cenas em que ele aparecia. Gostei da forma como a autora construiu a relação das personagens, apesar de ter achado que tudo aconteceu um pouco rápido demais e que poderia ter sido melhor construído nalguns aspectos. Acho que a Jillian e o Liam fazem um casal bastante engraçado, pois são as suas personalidades são completamente opostas uma à outra.

O filme "Love and Other Drugs" com a Anne Hathaway e o Jake Gyllenhaal é um dos meus filmes preferidos, especialmente por falar sobre o Parkinson e por ver como o amor pode vencer uma doença que não tem cura actualmente, infelizmente. Este livro é, basicamente, uma versão literária dessa história (não totalmente igual, claro), por isso recomendo muito para quem já viu o filme e adorou.

Apesar de ter gostado muito do facto de o livro ter abordado este assunto, não consegui gostar tanto deste livro como queria. Sendo um livro com pouco páginas, achei que tudo aconteceu muito rápido, especialmente o começo da relação entre a Jillian e o Liam. Se num momento a Jillian negava qualquer tipo de relação com o Liam, no outro a seguir já o considerava seu namorado. Mesmo assim, enquanto estava a ler este livro, achei que algumas partes poderiam ter sido cortadas ou então reduzidas. Não sei se é pelo facto de, ultimamente, ter lido vários livros do género, mas a verdade é que fiquei um pouco aborrecida nalgumas partes e a desejar ler mais noutras.

Gostava de ter lido esta história de dois pontos de vista diferentes pois acho que o ponto de vista do Liam adicionaria muito mais a este livro, especialmente porque gostava de ver a sua perspectiva e o que o fez aproximar-se de Jillian em primeiro lugar, uma vez que no inicio ela rejeita-o e trata-o um pouco mal.

Quanto às personagens secundárias, sinto que houve muitas histórias começadas que depois acabaram por não levar a lado nenhum, especialmente todas as que envolvia as amigas de Jillian, a Jess e a Cassie. No entanto, gostei de conhecer estas personagens, especialmente a Jess, e a forma como todos lidam com a doença da Jillian.

Estava na dúvida quanto à classificação que ia dar a este livro e decidi-me pelas 3 luas só porque alguns pormenores e o ritmo estranho do livro me irritaram um pouco. Apesar de ter adorado o casal principal e da forma como a doença da Jillian foi explorada, tive alguns problemas com este livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário