22.1.15

Opinião: To All The Boys I've Loved Before


Autor(a): Jenny Han
Editora: Scholastic
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Também Li: The Summer I Turned Pretty, It's Not Summer Without You, We'll Always Have Summer

Não sei como começar esta opinião sem ser por começar por dizer que ter escolhido este livro para a minha primeira leitura do ano foi a melhor decisão de sempre! É sempre bom começar um ano novo, com um novo livro favorito, que nos enche as medidas em todos os sentidos.

Já tinha comprado este livro no verão, com o intuito de o ler nessa altura, mas depois de o ter comprado perdeu o encanto e ficou na prateleira à minha espera.

No inicio do ano, que também coincide com a altura dos exames, estava à procura de algo leve para ler e peguei neste livro, sem grandes expectativas. Nunca achei que não fosse gostar, uma vez que este é o meu género preferido e porque já tinha gostado de outros livros da autora, mas não achei que se tornaria um dos meus livros preferidos, algo que aconteceu e que me apanhou de surpresa.

Este livro segue a história de Lara Jean, uma rapariga de 16 anos, que tem o hábito de escrever cartas de amor a todos os rapazes que foram importantes na sua vida, sem nunca as enviar. Um dia descobre que todas as suas cartas foram enviadas e a partir daí vê-se envolvida em várias histórias e esquemas.

Gostei muito da Lara Jean e identifiquei-me bastante com a sua personalidade e com alguns dos seus medos. No inicio achei que fosse implicar bastante com ela, mas a verdade é que foi uma personagem que me surpreendeu pela positiva. Gostei muito da forma como a sua personagem cresceu ao longo do livro e não esperava relacionar-me tanto com ela nalgumas coisas.

Os livros que se tornam verdadeiramente especiais para mim, não precisam de ser livros magníficos, mas sim aqueles que me fazem sentir que existe mais alguém que partilha os meus medos e as minhas preocupações. Tal como dizia C. S. Lewis "We read to know we are not alone" e eu ao ler este livro senti isso mesmo. Senti que alguém pensava como eu e até nos mais pequenos pormenores, como o ter medo de conduzir, por exemplo, eu me consegui identificar. Sei que isto é algo mais pessoal, tal como a experiência de leitura de cada um, mas não podia deixar de partilhar o porquê deste se ter tornado um dos meus livros preferidos.

Mas passando deste pequeno pormenor, existem outras razões pelo qual adorei este livro. Gostei não só da construção das personagens, mas também do espírito familiar que este livro nos transmite. Lara Jean tem duas irmãs e adorei ver a forma como se relacionavam e algumas cenas fizeram-me lembrar bastante da minha relação com a minha irmã.

Gostei da Kitty, mas não consegui gostar tanto da Margot. Não se pode dizer que não goste da Margot, a irmã mais velha da Lara Jean, mas a verdade é que ela me irritou imenso, talvez por eu me ter apegado tanto à Lara Jean e por achar que por vezes a Margot a tratava um pouco mal. Achei o Josh um rapaz querido, mas também me irritou imenso, especialmente algumas coisas que ele dizia à Lara Jean, algumas delas bastante desnecessárias e a rebaixá-la um pouco.

Quanto ao par romântico, não sei até que ponto algumas pessoas considerarão spoiler, mas vou falar um pouco disso na minha opinião porque foi também uma das razões que me fez gostar tanto deste livro. Não pretendo contar nenhum ponto essencial da história, mas vou falar sobre algo que não está explícito na sinopse e que alguns podem considerar spoiler.

Peter é um dos rapazes que recebe a carta de Lara Jean, uma vez que esta se apaixonou por ele pois foi o rapaz com quem partilhou o seu primeiro beijo. Eu adorei o Peter e, apesar de ele ter algumas (muitas) atitudes bastante irritantes, desde o inicio que gostei logo dele e sabia que ele era mais do que mostrava ser. Gostei muito da relação dele com a Kitty, a irmã mais nova da Lara Jean, e dos bilhetes que deixava para a Lara Jean (que são a coisa mais querida de sempre!)

Assim que me apercebi que este livro ia ser sobre a falsa relação entre o Peter e a Lara Jean, que fingiram ser namorados para ambos conseguirem aquilo que queriam, fiquei obcecada e não tivesse calhado ler este livro em época de testes, o mais provável era eu ter lido este livro num dia.

Gostei muito da relação deles e são mesmo um daqueles casais improváveis que quando se juntam sabemos que foram feitos para ficar juntos.

Estou TÃO curiosa para saber o final desta história e para ler o final feliz entre a Lara Jean e o Peter! Esta é uma duologia e o próximo livro (P.S. I Still Love You) será lançado em Maio.

Sinto que não falei de metade do que queria falar, mas é sempre tão difícil escrever uma opinião de um livro que se adora, porque queremos falar de todos os pormenores e acabamos por falar apenas de dois ou três.

Recomendo imenso este livro para quem gosta deste género literário e até mesmo para quem não gosta mas tem curiosidade em ler. Este é, na minha opinião, um dos melhores livros deste género literário!

Este livro já foi publicado em Portugal pela Topseller com o título "A Todos os Rapazes Que Amei".

2 comentários:

  1. Este é definitivamente um livro que quero ler este ano..
    Só ouço coisas positivas.. e cada vez mais estou curiosa..
    Gostei da opinião..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Chris!
      Espero que gostes tanto como eu :)
      Beijinhos

      Eliminar