23.3.15

Opinião: These Broken Stars

Autor(a): Amie Kaufman & Meagan Spooner
Editora: Disney Hyperion
Formato: Hardcover
Das Mesmas Autoras Li Também: This Night So Dark

Este é um daqueles livros que esteve uma eternidade na minha wishlist e até fez parte do top 14 livros que queria ler em 2014. Finalmente consegui comprá-lo e lê-lo e tal como era esperado, adorei completamente.

Antes de começar a opinião, quero só partilhar uma curiosidade sobre este livro. No final de 2013, quando tive a ideia de começar o blog, surgiu o problema de tentar encontrar um nome. A ideia inicial era "Moon Reads" simplesmente, mas sentia sempre que faltava algo no título. Depois de ter visto o título deste livro, lembrei-me de colocar o "These" antes e ficou These Moon Reads até hoje. A partir desse momento senti que este livro ia ser um novo favorito e foi mesmo isso que aconteceu.

Esta é uma historia de amor entre a Lilac e o Tarver, num mundo futurístico em que vários planetas da nossa galáxia foram transformados de forma a ser viáveis à vida. Lilac e Tarver conhecem-se no Icarus, uma nave que passeia pela galáxia e que de repente se despenha num planeta desconhecido, sendo Lilac e Tarver os únicos sobreviventes desta tragédia.

Não sei bem o que esperava deste livro, mas o que quer que fosse, estas duas autoras conseguiram superar todas as minhas expectativas. Esta é principalmente uma historia de sobrevivência, um tema sobre o qual adoro ler.

Tentando sobreviver a um planeta muito diferente do que qualquer outro onde tenham estado, Tarver, um herói de guerra, e Lilac, a filha do homem mais importante da galáxia, acabam por se apaixonar, passando de uma relação de ódio para amor. Adoro este tipo de relações e acho que as autoras fizeram um óptimo trabalho neste aspecto. Foi super divertido ver como os dois se "picavam", quando todos sabemos que gostam um do outro.

Gostei tanto da personagem do Tarver como da Lilac. Ambos foram muito bem desenvolvidos e fomos descobrindo o que sentiam e quem são ao longo do livro. O desenvolvimento das personagens neste livro foi muito bem feito e credível. Notou-se uma mudança tanto na personalidade da Lilac como do Tarver, algo que é maravilhoso ler porque notamos que as personagens aprendem mesmo com as situações em que se vêem envolvidas, tornando-as mais reais.

Quanto ao aspecto fantástico do livro, este é uma presença ao longo da narrativa mas acaba por ter um papel de destaque na segunda parte. No inicio, quando este aspecto fantástico começou a ser mais explorado, fiquei um pouco confusa e tive medo que estragasse a história do livro, que até ali estava a adorar. Apesar da confusão inicial, achei que a justificação e a explicação deste elemento fantástico foi bem explorada e fez sentido no final. Mesmo assim, sinto que ficaram algumas coisas por responder, coisas essas que calculo que serão explicadas nos outros livros da série.

Há um twist bastante surpreendente na segunda metade do livro e durante algumas páginas fiquei de boca aberta e sem perceber muito bem aquilo que estava a acontecer. Adoro livros que tenham a capacidade de me deixar assim e de autores que não têm medo de arriscar.

Adorei os elementos de ficção cientifica e despertou-me bastante a curiosidade para este género literário.
Apesar dos próximos livros seguirem personagens diferentes, mal posso esperar para voltar a entrar neste mundo e por voltar a ler uma historia de amor escrita por estas autoras.

Existe também uma novela, This Night So Dark, que acontece depois deste livro mas que nos revela o porquê do Tarver se ter tornado um herói de guerra. Apesar de não ser bem o que estava à espera (e o que queria, porque adorava ler mais cenas entre os dois depois daquele final), adorei poder voltar a ler algo no mesmo mundo e ainda temos um epílogo sobre o que aconteceu ao Tarver e à Lilac.

Concluindo, adorei a forma como a história se desenvolveu, das personagens e da relação entre elas. Adorei o mundo e é daqueles livros que não conseguimos largar até os terminarmos. Tornou-se um dos meus preferidos (este ano tem sido assim e ainda bem) e mal posso esperar para ler os seguintes.

Este livro já foi publicado em Portugal pela Planeta com o título "Quando as Estrelas Caem".

2 comentários:

  1. Li este livro este ano e também gostei bastante. Não estava nada à espera que fosse tanto uma história de sobrevivência como foi mas acho que isso acabou por dar um ar mais "sério" ao livro e tornou-o mais interessante porque nunca tinha lido nada assim.
    Quero ler o livro seguinte ainda este ano! :D

    ResponderEliminar
  2. Este é mais um livro que e estou desejosa de pegar e ler.. é mesmo pena que o dia não tenha mais umas quantas horas..
    Gostei muita da opinião..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar