27.6.15

Opinião: P.S. I Still Love You

Título: P.S. I Still Love You
Autor(a): Jenny Han
Editora: Scholastic Press
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Li Também: To All the Boys I've Loved Before, The Summer I Turned Pretty, It's Not Summer Without You, We'll Always Have Summer


Esta opinião contém spoilers do primeiro livro.
Lara Jean didn’t expect to really fall for Peter.
She and Peter were just pretending. Except suddenly they weren’t. Now Lara Jean is more confused than ever.
When another boy from her past returns to her life, Lara Jean’s feelings for him return too. Can a girl be in love with two boys at once?

In this charming and heartfelt sequel to the New York Times bestseller To All the Boys I've Loved Before, we see first love through the eyes of the unforgettable Lara Jean. Love is never easy, but maybe that’s part of what makes it so amazing.
O primeiro livro desta duologia, To All the Boys I've Loved Before, foi o primeiro livro que li em 2015 e passou a favorito logo que o terminei. Apesar da diferença de idade para com a protagonista, senti que me consegui identificar com as suas preocupações e gostei de acompanhar a sua história com o Peter. Quando soube que haveria uma sequela, fiquei entusiasmada mas também com medo, porque pela sinopse deste segundo livro a história parecia a mesma, só mudavam o nome de uma das pessoas no triângulo amoroso. Eu tinha noção que muito dificilmente iria gostar tanto deste segundo livro como gostei do primeiro e apesar de isso ter acabado por acontecer, adorei este livro na mesma.

Neste livro continuamos a seguir a história da Lara Jean e do Peter, agora namorados sem terem de fingir nada. Porém, ainda existia uma carta que nunca tinha recebido resposta, a carta do John, uma das outras paixões de Lara Jean. Neste livro o John entra em cena e complica um pouco a relação não muito segura entre o Peter e a Lara Jean.

Primeiro tenho de dizer que acho mesmo que esta autora não consegue escrever livros sem triângulos amorosos, o que é uma pena porque para além de se tornar repetitivo, é um pouco irrealista e desnecessário. Foi isso mesmo que senti com o triângulo amoroso neste livro, desnecessário. Percebo o que a autora quis fazer mas contínuo a achar que não era preciso e consistiu numa repetição do que aconteceu no primeiro livro. No To All the Boys I've Loved Before achei que o triângulo amoroso teve uma razão de ser e, apesar de ser irritante, deu uma dimensão diferente à história e tornou-a mais interessante. Neste livro chegou a um ponto em que era irrealista dois rapazes andarem atrás dela daquela forma. Adorava que a autora tivesse explorado a história do Peter e da Lara Jean de outra forma, da forma que mereciam.

Já no último livro da outra trilogia da autora, We'll Always Have Summer, a autora conseguiu mudar completamente uma personagem que fomos conhecendo ao longo dos primeiros livros para que no final a protagonista escolhesse aquele que faria menos sentido (pelo menos na minha opinião). Tinha medo que isso acontecesse também neste livro e, apesar de ter notado que uma certa personagem agiu de forma diferente do que tinha agido no livro anterior, a autora acabou por fazer um bom trabalho com o final.

Com este livro consigo perceber um pouco melhor como muitas pessoas não gostam da Lara Jean, mas não consigo deixar de gostar dela. É daquelas personagens que nós queremos abanar para ver se percebem, mas só porque gostamos muito delas e queremos que elas façam o que é melhor.

Adorei alguns momentos do livro mas achei o final bastante apressado. Eu só queria um epílogo!

O Peter e a Kitty continuam a ser as minhas personagens preferidas, mas todas elas acabam por ter um lugar especial no meu coração. Adoro a dinâmica familiar nestes livros e adorei ver a relação de irmãs porque me faz muito lembrar a minha relação com a minha irmã.

Eu adoro a relação entre o Peter e a Lara Jean e apesar de ter achado que algum do drama poderia ter sido evitado, gostei muito de ver como a relação deles evoluiu.

Tudo o que eu queria era um epílogo porque parece que a história acabou por ficar muito no ar, mas ainda tenho alguma esperança que a autora escreva uma novela, uma vez que as personagens desta duologia são muito adoradas, o que faz todo o sentido para mim porque as personagens são mesmo a melhor parte destes livros.

Apesar de todos os problemas que tive, não consigo deixar de dar 5 luas porque as personagens são maravilhosas bem como a escrita da autora. A única coisa que tenho a apontar é mesmo a reviravolta que a história deu na parte final do livro e como gostava que alguns assuntos tivessem sido tratados de outra forma e o final não tivesse sido tão apressado. No geral, recomendo muito esta duologia e, mesmo que este segundo livro não se tenha tornado um novo favorito, tudo vale a pena pelo primeiro livro.

Este livro já foi publicado em Portugal pela Topseller com o título "P.S. Ainda te Amo".

1 comentário:

  1. Eu li "A Todos os Rapazes que Amei" por causa das reviews excelentes que tinha lido até à data, mas acabei muito desiludida (inclusive por causa do duplo triângulo amoroso). Até gostava de saber o que poderá acontecer a seguir, mas a sinopse desta obra deixou-me muito receosa, por causa da tal ideia de "amar dois rapazes ao mesmo tempo" e, comparando a sinopse dos dois, é mais provável não gostar deste livro. Ainda assim, gostei muito de ler a tua opinião e fico contente por gostares tanto desta duologia. :)
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    ResponderEliminar