9.9.15

Opinião: The Assassin's Blade

Título: The Assassin's Blade
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Bloomsbury Childrens
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Li Também: Throne of Glass, Crown of Midnight, A Court of Thorns and Roses
Celaena Sardothien owes her reputation to Arobynn Hamel. He gave her a home at the Assassins' Guild and taught her the skills she needed to survive.

Arobynn's enemies stretch far and wide - from Adarlan's rooftops and its filthy dens, to remote islands and hostile deserts. Celaena is duty-bound to hunt them down. But behind her assignments lies a dark truth that will seal her fate - and cut her heart in two forever...

Explore the dark underworld of this kick-ass heroine and find out how the legend begins in the five page-turning prequel novellas to the New York Times bestselling Throne of Glass series.
Demorei algum tempo a pegar neste livro porque não sabia se havia de o ler este antes do Heir of Fire ou não. Eu sei que não importa assim muito, uma vez que as histórias não têm grande ligação porque acontecem mesmo antes dos acontecimento do primeiro livro, Throne of Glass, mas como eu gosto de ler tudo pela ordem em que os livros foram publicados, não vá perder qualquer pormenor, lá me decidi em ler este primeiro.

Este é um livro de novelas mas que se lê como um livro normal. As novelas têm uma ordem cronológica e todas elas acabam por ter o seu objectivo para perceber o porquê da Celaena ser quem é. Nesse aspecto, este livro ajudou-me a respeitar e a gostar ainda mais da Celaena, o que já nem eu achava possível, sendo ela uma das minhas personagens preferidas de sempre!

Quanto às novelas, tenho de admitir, achei as primeiras muito aborrecidas. Nem parecia que estava a ler um livro de Sarah J. Maas e muito menos um livro desta série que tanto adoro. Até à terceira novela parecia que o livro nunca mais acabava e cheguei a ponderar se valeria mesmo a pena ler estas novelas ou não. Isto era algo que não esperava porque adoro a escrita da autora e nunca me aborreço a ler os seus livros, mas as primeiras histórias custaram-me um pouco a ler. Se o livro tivesse acabado por ali, teria dado 3 luas sem qualquer hesitação. 
No entanto, a partir da quarta novela pareceu um livro completamente novo. Adorei as duas últimas novelas e foram o suficiente para as 4.5 luas que acabei por dar no final.

Decidi falar um pouco de cada novela individualmente para terem uma noção do que achei de cada uma.

1. The Assassin and the Pirate Lord (4 luas)
Gostei muito desta novela por ser a primeira vez que conhecemos o Sam e temos noção de como é a Celaena de antigamente. Achei que para o final ficou um pouco aborrecido mas os pequenos episódios entre o Sam e a Celaena ajudaram a compensar isso.

2. The Assassin and the Healer (3.5 luas)
É a novela mais pequena mas é um pouco aborrecida. Quando comecei a lê-la achava mesmo que ia gostar, especialmente porque fiquei curiosa para conhecer melhor a Yrene, a tal healer, mas acabei por achar que não adiantou nada à história geral. Como foi escrita mais tarde que as outras novelas (pelo menos pelo que podemos ver nas informações do livro) acho que a autora a criou como forma de ligação entre a primeira e a terceira. Nesse sentido acho que foi bem pensado para ajudar a estabelecer uma ordem cronológica entre as histórias.

3. The Assassin and the Desert (3.5 luas)
Esta foi a novela que mais me custou a ler. Comecei por gostar do início e do que prometia, mas a meio dei por mim super aborrecida sobre o que estava a acontecer. Apesar disso, no final da novela, quando há de facto acção, fiquei viciada e não larguei o livro enquanto não acabei as últimas páginas desta história.

4. The Assassin and the Underworld (5 luas)
Esta foi talvez a minha preferida das 5 novelas. É nesta que a relação entre o Sam e a Celaena se desenvolve e, apesar de nada tirar Chaolaena de ser a minha OTP (sorry not sorry), adorei saber mais sobre a relação entre os dois. Para além disso, nesta novela vemos melhor como a Celaena vive no Assassin's Keep e essa foi mesmo uma das minhas partes preferidas, a possibilidade de ver um pouco como era o dia a dia da Celaena antes de tudo deixar de ser como era.

5. The Assassin and the Empire (5 luas) 
Esta é a última novela por isso já sabemos o que vai acontecer e que vai ser muito triste. Gostei muito de ver a Celaena numa vida que podia ter sido a dela, não tivesse acontecido tudo o que aconteceu depois. Gostei muito do ambiente que a autora criou, da relação entre os dois e de conhecer melhor a Celaena, de forma geral.

Na verdade, não sinto que este livro adicione assim tanto à história da série, mas acaba por nos dar uma dimensão maior do mundo e da personagem principal. Acho que percebi melhor o fim do Crown of Midnight e fiquei com mais vontade de ler o Heir of Fire, que ando a adiar porque tenho medo de não gostar do que vai acontecer.

Quanto à ordem pela qual devem ler os livros, acho que é bom lerem este ou antes do Crown of Midnight ou do Heir of Fire. Podem também lê-lo antes do primeiro livro, se preferirem, porque não há spoilers para o que vai acontecer, se bem que o Throne of Glass é um óptimo livro para começar e percebe-se tudo perfeitamente se não tivermos lido nada antes.
Recomendo a leitura deste livro, seja quando for, porque acho que ajuda a perceber um pouco melhor os acontecimentos, mas também não perdem muito se não vos apetecer ler estas 5 novelas, na minha opinião.


4.5

Sem comentários:

Enviar um comentário