3.9.15

Opinião: Emmy & Oliver

Título: Emmy & Oliver
Autor(a): Robin Benway
Editora: HarperTeen
Formato: Ebook
Emmy and Oliver were going to be best friends forever, or maybe even more, before their futures were ripped apart. In Emmy's soul, despite the space and time between them, their connection has never been severed. But is their story still written in the stars? Or are their hearts like the pieces of two different puzzles—impossible to fit together?

Emmy just wants to be in charge of her own life. . . . She wants to stay out late, surf her favorite beach—go anywhere without her parents' relentless worrying. But Emmy's parents can't seem to let her grow up—not since the day Oliver disappeared.

Oliver needs a moment to figure out his heart. . . . He'd thought, all these years, that his dad was the good guy. He never knew that it was his father who had kidnapped him and kept him on the run. Discovering it, and finding himself returned to his old hometown, all at once, has his heart racing, and his thoughts swirling.

Readers who love Sarah Dessen will devour these pages with hearts in throats as Emmy and Oliver struggle to face the messy, confusing consequences of Oliver's father's crime. Full of romance, coming-of-age emotion, and heartache, these two equally compelling characters create an unforgettable story.
Este livro é tão querido! Simple as that. São este tipo de livros que me fazem lembrar o quanto gosto de ler YA Contemporâneos e o porquê de ser o meu género literário favorito.

Quando descobri este livro, ainda fiquei na dúvida se realmente o queria ler ou não. A sinopse não revela muito e achava que seria mais um livro do género. Quando comecei a ver imensas opiniões positivas sobre ele, especialmente pelos blogs literários que sigo, decidi que podia arriscar e começar a ler os primeiros capítulos para ver se gostava. Essas primeiras páginas foi tudo o que bastou para saber que ia adorar este livro.

Neste livro seguimos a perspectiva da Emmy que vê o seu amigo de infância, Oliver, regressar a casa 10 anos depois de ter sido raptado pelo pai. Isto era tudo o que sabia quando comecei este livro e ainda bem!

Adorei a Emmy! É, sem dúvida nenhuma, uma das minhas personagens preferidas dentro deste género que já li. É divertida e sarcástica, sem deixar de ter um lado mais sensível e querido. Gostei imenso da sua voz e de como é bastante fiel aos seus amigos. É uma mistura perfeita de tudo o que gosto numa protagonista: consegue ser sarcástica sem deixar de ser sensível, é uma boa amiga mas tem a sua própria personalidade.
Acho que o facto de a protagonista ser assim fez com que este livro se destacasse de outros dentro do género. Foi óptimo poder acompanhar a história pela perspectiva da Emmy e é definitavemente uma das melhores personagens que já li este ano.

Gostei também muito do Oliver! É uma personagem bem mais complexa do que podemos pensar e foi muito bom ver como a autora conseguiu mostrar isso mesmo apenas através da perspectiva da Emmy. O que mais gostei nele foi o facto de não ter medo de mostrar o que sente em frente à Emmy. Não digo que seja difícil compreender algumas das suas acções, mas faz-nos pensar bastante em certas coisas.

As personagens secundárias também são maravilhosas! Temos o Drew, um dos melhores amigos da Emmy e só a coisa mais fofa de sempre. Ele é gay e, apesar de não ser o foco da história, gostei que a autora abordasse bastante a história do Drew, porque eu adorei-o. A Caro é outra melhor amiga da Emmy e também gostei imenso dela! A dinâmica entre os três amigos é espectacular e mesmo que este livro não tivesse romance, acho que a amizade destes três era suficiente para eu adorar este livro. A amizade é uma parte bastante importante e só torna o livro ainda mais especial.

A dinâmica familiar também é espectacular! A família também é outro grande foco neste livro e acho que a autora criou pais bastante reais. Adorei o pai da Emmy e de ver a dinâmica familiar das várias famílias, tanto da Emmy como do Oliver.

A relação entre a Emmy e o Oliver é super querida! Se querem um livro que vos dê os feels todos, é este! Eles apoiam-se imenso mutuamente e gostei muito da forma como passaram de amigos a namorados sem grandes dramas e de forma muito natural.

A história deste livro é completamente diferente de qualquer outra que tenha lido dentro do género. O Oliver é raptado pelo pai e fica 10 anos longe de tudo o que conhece. Gostei da forma como a autora nos mostrou os dois lados da moeda e que, apesar de ser algo terrível, é preciso entender os dois lados da história e não julgar logo à partida. Gostei muito que a autora fizesse isso. Poderia ter optado por fazer um mau da fita, mas preocupou-se a mostrar que a vida, por vezes, é mais complicada que isso.

Adorei a escrita da autora. Acho que é um bom exemplo de uma autora que sabe escrever diálogos e descrever personagens fiéis à idade das mesmas. Fiquei tão fã que assim que foi possível comprei outro livro da autora, Audrey, Wait!, porque precisava de ler a sua escrita mais uma vez. 

Recomendo muito este livro para quem gosta de YA Contemporâneo, mesmo que a sinopse não vos chame totalmente à atenção. A princípio também achei que não fosse nada que quisesse ler, mas ainda bem que o fiz porque acabei por lhe dar 5 luas.

4 comentários:

  1. Oiee

    Tens razão, pela sinopse parece apenas um livro comum e não há muitas pistas, mas sua resenha foi ótima e esclarece bem, achei interessante ele ter sido raptado, é uma temática diferente. Essa autora tem uma pluma muito boa, se um dia o livro for lançado em Português ou Espanhol, eu vou adorar ler, mas por enquanto meu inglês está muito ruim para acompanhar uma leitura completa e fico frustrada por não entender muitas palavras e acabo desistindo. Vou esperar pela versão dele em Port ou espanhol

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!
      Espero mesmo que traduzam este livro para poderes lê-lo!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa com o livro.. :D
    Parece ter uma temática super interessante..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que leias! É um livro super querido :)
      Beijinhos

      Eliminar