24.9.15

Opinião: Not After Everything

Título: Not After Everything
Autor(a): Michelle Levy
Editora: 
Dial
Formato: Ebook

A gritty but hopeful love story about two struggling teens - great for fans of The Spectacular Now, Willow, and Eleanor and Park

Tyler has a football scholarship to Stanford, a hot girlfriend, and a reliable army of friends to party with. Then his mom kills herself. And Tyler lets it all go. Now he needs to dodge what his dad is offering (verbal tirades and abuse) and earn what his dad isn’t (money). Tyler finds a job that crashes him into Jordyn, his former childhood friend turned angry-loner goth-girl. She brings Tyler an unexpected reprieve from the never-ending pity party his life has become. How could he not fall for her? But with his dad more brutally unpredictable than ever, Tyler knows he can’t risk bringing Jordyn too deeply into the chaos. So when violence rocks his world again, will it be Jordyn who shows him the way to a hopeful future? Or after everything, will Tyler have to find it in himself?
A partir do momento em que descobri este livro, fiquei logo com imensa vontade de o ler. Para além de ser uma história em que as duas personagens principais foram amigos quando eram crianças e voltam a encontrar-se anos depois, era narrado pelo protagonista masculino, algo em que eu não arrisco tanto neste género, para além dos livros do John Green e mais um ou outro. Porém, a história deste livro vai muito para além do romance entre os protagonistas, essa é apenas uma pequena parte do que este livro nos oferece.

Desde da primeira página que já não consegui largar este livro. É tão interessante seguir a perspectiva do Tyler e pelas primeiras páginas apenas descobri que esta não ia ser uma leitura fácil. Tyler tinha tudo antes da sua mãe se suicidar. A partir daí é obrigado a trabalhar e a pagar pelas coisas porque o seu pai, para além de ser abusivo e de lhe bater, se recusa a pagar pelas suas coisas. Tyler acaba por encontrar um trabalho num estúdio de fotografia onde trabalha também Jordyn, a sua melhor amiga de infância. A partir daí seguimos não só a aproximação dos dois como a forma como Tyler (sobre)vive com um pai abusivo, a tentar superar a morte da sua mãe.

Já sabia que este não ia ser um livro leve, pela sinopse vemos logo isso, mas nunca esperei que me tocasse tanto. Houve tantos momentos em que me tive de conter para não chorar. A forma como a autora escreveu este livro é bastante crua e honesta. O leitor sente exactamente aquilo que o Tyler sente e é impossível não estabelecer uma relação emocional com esta história.

Adorei o Tyler! Não sei bem do que estava à espera quando comecei a ler o livro, mas acho que não esperava ligar-me tanto ao protagonista. Este livro é tão real e o Tyler é uma personagem com tantos defeitos mas também com imensas qualidades. Ao longo da leitura vamos descobrindo isso mesmo e a forma como a autora abordou certos problemas e fez as suas personagens lidarem com eles foi maravilhosa. Nem consigo bem explicar o porquê de gostar tanto desta personagem, mas isso acontece-me sempre que encontro personagens maravilhosas.

A Jordyn também é uma personagem tão boa!!! Adorava ler um livro só da sua perspectiva. Ela é o tipo de rapariga que eu gosto de ler: consegue responder à medida, mas também tem o seu lado mais sensível. Adorei-a e quando ela entrou em cena só tornou este livro ainda mais especial.

Para além dos protagonistas, todas as personagens foram criadas de forma espectacular. Apesar de odiar o pai do Tyler com todas as minhas forças, acho que a autora fez um trabalho excelente na sua personagem, explorando-a mais do que se calhar alguns autores teriam feito. Em vez de o tornar simplesmente o mau da fita, há uma tentativa de fazer o leitor compreender o porquê de ser assim (se bem que não há desculpa nenhuma!) Os pais da Jordyn são dos melhores pais que já li em livros deste género literários e estão sem dúvida presentes, não fazendo parte daquele síndrome que vários livros YA têm em que os pais não têm importância nenhuma na vida dos filhos.

Não me façam falar da relação do Tyler e da Jordyn porque eu não me calo. Adorei, adorei, adorei! Tão bem desenvolvida, nada apressada e com fundamento. Uma relação super normal em que eles falam um com um outro, apoiam-se mutuamente e são super queridos juntos. Eles começam por não gostar nada um do outro e se já me conhecem um bocadinho sabem que esse é o meu tipo de relação preferido.

Este livro teria sido um preferido se não fosse aquele final. Porquê??? O mais estranho é que eu admiro a autora por ter escrito um final tão real mas não sei, acho que este livro merecia um final melhor. Mesmo que a autora o terminasse assim, pelo menos podia dar-nos um epílogo. Mesmo que não fosse um final fechado, pelo menos dava-nos mais qualquer coisa. Mas porque é que os autores não pensam no meu pobre coração que não merece nada disto. Porquê? :'(

A escrita da autora é linda! Este é o seu debut e mal posso esperar por outros livros da sua autoria. Acho que o meu único medo inicial era o facto de a autora tentar demasiado escrever da forma como um rapaz, especialmente um adolescente, escreveria mas isso não aconteceu. Achei a narração super credível e foi um dos factores principais pela classificação final. Para além disso, fiquei com imensa vontade de ler mais YAs Contemporâneos da perspectiva de um rapaz. Não sei bem o que é, mas dá uma dimensão muito mais emocional à história. Ou então é só da escrita da autora... De qualquer forma, quero ler mais livros do género narrados por rapazes e quero definitivamente ler mais desta autora.

Apesar de não conseguir dizer que ficou um favorito para a vida, que eu juro era só um final melhor e ficava (não estou a brincar), é um dos melhores livros que li este ano. Ainda considerei tirar meia estrela, porque fiquei tão chateada, mas como eu nestas coisas dos finais abertos sou sempre positiva e acho que um livro é muito mais do que o seu final, acabei mesmo por dar as 5 luas.

P.S..: Entretanto já imaginei toda uma história do que poderia acontecer se houvesse um segundo livro e let me tell you estou completamente disponível se a autora quiser uma ajudinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário