10.9.15

Opinião: World After

Título: World After
Autor(a): Susan Ee
Editora: 
Hodder & Stoughton
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Li Também: Angelfall


Esta opinião contém spoilers do primero livro, Angelfall
In this sequel to the bestselling fantasy thriller, Angelfall, the survivors of the angel apocalypse begin to scrape back together what's left of the modern world.

When a group of people capture Penryn's sister Paige, thinking she's a monster, the situation ends in a massacre. Paige disappears. Humans are terrified. Mom is heartbroken.

Penryn drives through the streets of San Francisco looking for Paige. Why are the streets so empty? Where is everybody? Her search leads her into the heart of the angels' secret plans where she catches a glimpse of their motivations, and learns the horrifying extent to which the angels are willing to go.

Meanwhile, Raffe hunts for his wings. Without them, he can't rejoin the angels, can't take his rightful place as one of their leaders. When faced with recapturing his wings or helping Penryn survive, which will he choose?
Nem sei o que me aconteceu com este livro. Apesar de ter gostado imenso do primeiro, este segundo livro da trilogia custou-me um pouco a ler.

Já tinha pegado nele há uns meses atrás mas na altura não li mais que 40 páginas antes de o pôr de lado. Em Agosto, resolvi pegar nele outra vez e tirá-lo da minha TBR de uma vez por todas, no entanto o início não me convenceu e deixei-o de lado mais uma vez. No final do mês comecei a sentir-me mal por não tentar pelo menos acabar este livro e quando o voltei a ele acabei por ler a maior parte da segunda metade deste livro num dia. Acho que o problema neste caso é meu e não do livro em si. A verdade é que sempre que decidia lê-lo era porque estava num reading slump e mais nada na prateleira parecia interessante. Mesmo assim, achei a primeira parte lenta demais, reading slump ou não.

A acção deste livro começa logo a seguir ao final do primeiro, Angelfall. Depois de tudo o que aconteceu no "refúgio" dos anjos (às vezes traduzir algumas palavras do inglês para o português dá-me dores de cabeça), Penryn junta-se à resistência com Raffe a pensar que ela está morta.

Da primeira vez que pus este livro de lado, achei que se devia ao facto de não me apetecer ler nada deste género no momento, mas da segunda vez que desisti da sua leitura comecei a perceber quais foram os verdadeiros motivos que me aborreceram na primeira metade do livro.

Problema #1: Como deixei passar algum tempo entre a leitura do primeiro e do segundo livro (all my fault), senti que já não conhecia bem as personagens nem me lembrava bem do que tinha sido revelado no primeiro livro. Lembrava-me do que tinha acontecido no final (por ter ficado tão chocada na altura que o li), mas já não me lembrava de muito relacionado com os anjos e com todos os aspectos políticos da história. Isso fez com que não me interessasse muito com o que estava a acontecer e que eventualmente abandonasse o livro.

Problema #2: Poucas cenas com o Raffe. Simple as that! O que eu mais adorei no primeiro livro era a relação entre a Penryn e o Raffe e neste livro só nos últimos 30% é que ele dá o ar da sua graça. Percebo o porquê da autora o ter feito mas também não era preciso quase o livro todo para ele aparecer, não é?! Pronto, fartei-me de esperar e resolvi que pegava no livro noutro dia.

Problema #3: Cometi o erro de ouvir o audiobook e forçar a leitura, o que fez com que começasse a odiar este livro porque simplesmente não me apetecia lê-lo e estava praticamente a obrigar-me a fazê-lo. Apesar disso, gostei muito do audiobook e achei a narrador espectacular, mas simplesmente não era este o livro que queria ler.

Milagrosamente, depois de quase 20 dias sem pegar no livro e 5 leituras pelo meio, decidi continuar a leitura e só no primeiro dia li quase 175 páginas de seguida. Não sei se parei mesmo antes de algo interessante começar a acontecer ou se já estava mais no mood para ler, mas a verdade é que quando peguei no livro a sério adorei o que li.

Adorei o humor da Penryn, tal como tinha acontecido no primeiro livro, e da sua relação com o Raffe, que apesar de não se ter desenvolvido assim tanto, foi tão bom voltar a ler as conversas entre estes dois!

Estou a gostar muito da história desta trilogia (que era para ter 6 livros mas que se ficou pelos 3) e acho que este livro deu para esclarecer um pouco o que estava a acontecer e qual é o objectivo de tudo. Apesar disso, não consegui deixar de pensar que, por vezes, a história me soava um pouco ridícula. Eu sei perfeitamente que é uma fantasia e que tem elementos fantásticos (obviamente não reais), mas houve momentos em que simplesmente não consegui acreditar assim tanto no que estava a acontecer. Como se um Apocalipse de anjos fosse uma coisa realística, mas vocês percebem.

De resto, não tenho muito mais a acrescentar a este livro porque, visto agora, acaba por não acontecer assim tanta coisa quanto isso. É um livro cheio de acção, sem dúvida, mas também bastante focado na razão e no objectivo desta história.

Se gostaram do primeiro livro e querem continuar, não se desmotivem com todos os mil problemas que falei acima. São todos problemas que EU tive e que só tiveram a ver comigo. Acho que este livro foi o tipo caso de "estar no sitio errado à hora errada". Por mais que eu quisesse insistir, devia era ter ficado quietinha e só pegar no livro quando tivesse a certeza de que era isto que queria ler. Posto isto, vou para sempre achar que não era preciso a autora fazer desaparecer o Raffe durante tanto tempo. Pareceu que a essência desta história ficou um pouco perdida porque, quer queiramos ou não, ele acaba por ser um dos pontos principais da história e a história sem ele não é a mesma coisa.

A classificação final teria sido 5 luas só pela segunda metade viciante do livro, mas infelizmente demorei demasiado a entrar neste livro para não lhe tirar uma lua. Sendo assim, fica com 4 luas que também fica bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário