26.10.15

Opinião: The Distance Between Us

Título: The Distance Between Us
Autor(a): Kasie West
Editora: Harper Teen
Formato: Ebook
Da Mesma Autora Li Também: Pivot Point, On the Fence, The Fill-In Boyfriend


Seventeen-year-old Caymen Meyers studies the rich like her own personal science experiment, and after years of observation she’s pretty sure they’re only good for one thing—spending money on useless stuff, like the porcelain dolls in her mother’s shop.

So when Xander Spence walks into the store to pick up a doll for his grandmother, it only takes one glance for Caymen to figure out he’s oozing rich. Despite his charming ways and that he’s one of the first people who actually gets her, she’s smart enough to know his interest won’t last. Because if there’s one thing she’s learned from her mother’s warnings, it’s that the rich have a short attention span. But Xander keeps coming around, despite her best efforts to scare him off. And much to her dismay, she's beginning to enjoy his company.

She knows her mom can’t find out—she wouldn’t approve. She’d much rather Caymen hang out with the local rocker who hasn’t been raised by money. But just when Xander’s attention and loyalty are about to convince Caymen that being rich isn’t a character flaw, she finds out that money is a much bigger part of their relationship than she’d ever realized. And that Xander’s not the only one she should’ve been worried about.
Não sei bem porquê, mas quando comecei a ler os livros da Kasie West saltei o The Distance Between Us, o seu primeiro livro contemporâneo. Tudo o que posso dizer é "Porque é que eu não li isto mais cedo?". Andava a guardar este livro, sem saber bem porquê, mas agora acho que já percebi: depois deste já não tenho mais nenhum livro contemporâneo da Kasie West para ler e tenho de esperar até Maio do próximo ano para que tal aconteça.

Mas deixando-nos de coisas e avançando para a minha opinião do livro, acho que posso dizer que este é o meu livro preferido da autora, o que é dizer muito porque eu adorei especialmente o The Fill-In Boyfriend. Este livro conta-nos a história de Caymen, uma rapariga pobre que trabalha na loja de bonecas da mãe e que se sente presa por querer ir para a faculdade mas ao mesmo tempo sentir que tem de ajudar a mãe, especialmente quando as dificuldades financeiras começam a ser muitas. Nisto entra Xander, um rapaz rico, também indeciso quanto ao futuro. Os dois conhecem-se e o resto é história (literalmente).

Eu sei, eu sei, é a típica história do rapaz rico e da rapariga pobre, mas garanto-vos que há algumas surpresas pelo caminho. Apesar de parecer cliché (e de ser vá) não tive qualquer problema com isso. Primeiro eu adoro clichés, não há nada mais reconfortante que ler uma daquelas histórias de amor mesmo queridas. Segundo, apesar da premissa, a autora consegue fugir àquilo que seria óbvio. Okay, aqui estou eu a dizer que adoro clichés mas na verdade este da rapariga pobre e do rapaz rico é daqueles do qual não sou grande fã. Talvez tenha sido por isso que deixei este livro da Kasie West para último. Mas se têm a mesma opinião que eu, leiam este livro à mesma e não deixem que isso vos impeça de adorarem este livro.

A protagonista é a Caymen e acho que é impossível não gostar dela. Se estão à procura de uma personagem super sarcástica e que usa esse sarcasmo para proteger os seus sentimentos, aqui está ela. Gostei imenso dela e desta sua forma de ser, mesmo nas alturas em que colocava muitas coisas em causa. Fartei-me de rir com as suas falas e quem me dera ser tão sassy como ela.

O Xander é a coisa mais fofa de sempre. Adorei a forma como ele lidava com o sarcasmo da Caymen e de como ele a tratava. Para mim é muito importante ler livros em que o rapaz, acima de tudo, respeita a rapariga e vice-versa, e isso é notório neste livro. Também a forma como ele a admira e como nós sentimos que ele gosta mesmo dela deixou-me a desejar um Xander também para mim.

A relação dos dois é mesmo daquelas que nos deixa um friozinho na barriga. Mesmo que em grande parte do livro eles ainda só fossem amigos, isso para mim foi mais do que suficiente. Às vezes lemos livros em que só queremos que eles comecem logo a namorar porque já estamos fartos daquele pára-arranca, mas neste livro não senti essa frustração, a forma como a relação deles se desenvolveu foi perfeita. Gostei também muito do facto de a autora não ter criado drama quando eu esperava, isto é, houve momentos em que eu lia uma cena e estava mesmo à espera que fosse ali que o drama entre a relação fosse criado, mas não foi isso que aconteceu. A autora fez um trabalho excelente a criar uma relação que pareceu real com protagonistas que realmente se compreendiam um a outro (okay, quase sempre porque senão qual era a piada?!). De todos os casais que a autora criou, acho que a Caymen e o Xander são o meu preferido.

Apesar da premissa, sinto que o livro não se foca tanto nas diferenças sociais, se bem que ainda é bastante falado, especialmente em como algumas coisas para os outros são factos certos e para outros não, mas sim na indecisão que sentimos quando temos de escolher o que queremos estudar na faculdade e aquela sensação em que parece que todas as pessoas já nasceram a saber o que querem fazer menos nós. Identifiquei-me muito com isso porque, mesmo já estando no último ano da minha licenciatura, às vezes ainda sinto que todas as outras pessoas nasceram para fazer aquilo ou sempre souberam que era aquilo que queriam fazer e eu acabo por estar ali no meio sem saber muito bem se tomei a decisão mais acertada.

Apesar do tempo que demorei a ler, que infelizmente se deveu ao facto de estar tão cheia de trabalho na altura que nem chegava a pegar no livro para ler durante dias seguidos, este é um livro que se lê super rápido. Sempre que finalmente pegava nele, lia pelo menos umas 50 páginas de seguida, o que para uma slow reader como eu e para o pouco tempo que tinha para ler é bastante. Sinto que teria aproveitado melhor este livro se não tivesse demorado tanto tempo para o ler, mas ao mesmo tempo deu-me a oportunidade de estar mais tempo com estas personagens que, agora terminado o livro, já sinto saudades.

Gostei muito do final, mas todos os finais de todos os livros desta autora me deixam sempre a desejar por mais. Acho que isto acaba por ser um elogio porque as histórias e as personagens são tão boas que me fazem desejar que nunca acabassem.

Se ainda não leram um livro da Kasie West, LEIAM! Então se são fãs deste género literário nem hesitei em pegar num dos livros desta autora porque não se vão arrepender. Eu sei que enquanto esta autora continuar a escrever livros, eu vou continuar a lê-los. Apesar de nenhum dos seus livros se tornar um favorito, a Kasie West é sem dúvida uma das minhas autora favoritas. I wish my life was a Kasie West novel.


2 comentários:

  1. Oii Catarina

    Esse livro está na minha prateleira faz um tempo para ler, maas sempre acabo deixando. Além dele também tenho uma distopia da Kasie West para ler chamada Pivot Point e da qual li opiniões muito boas também. Quero conhecer mais dos livros dessa autora porque adoro autores que conseguem escrever diversos gêneros como ela e apesar da história desse livro parecer cliché, é fofa também. Que bom que gostaste do livro. Me anima mais a pretender ler em breve

    beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já o tinha há imenso tempo mas valeu a pena a espera!
      Também já li o Pivot Point (tem opinião aqui no blog) e gostei imenso. Ainda tenho é de ler o segundo livro da série.
      Apesar de ser um bocadinho cliché, é mesmo muito bom!
      Beijinhos

      Eliminar