6.10.15

Opinião: We Were Liars

Título: We Were Liars
Autor(a): E. Lockhart
Editora: Hot Key Books

Formato: Paperback

We are the Liars.

We are beautiful, privileged and live a life of carefree luxury.

We are cracked and broken.

A story of love and romance.

A tale of tragedy.

Which are lies?

Which is truth?

You decide
A opinião sobre este livro vai ser curta porque o livro já é curto e eu não quero dar spoilers nenhuns sobre ele.

Todo este livro foi uma confusão de emoções logo a opinião não poderia ser outra coisa senão confusa. Mesmo assim, tentei ao máximo escrever esta opinião de uma forma clara.

Pela sinopse é impossível perceber sobre o que é este livro e tudo o que me levou a lê-lo foi todo o hype que se gerou quando o livro foi lançado no ano passado. Tudo o que sabia era que havia um plot twist gigante e só isso me deixou muito curiosa para o ler.

Nesta opinião não quero falar das personagens nem da história em si porque sinto que isso já era contar demais. Tudo o que vos posso dizer é que o livro é narrado pela Cadance, uma rapariga de uma família rica e que todos os verões passa férias com os primos numa ilha privada dos avós.

No início, achei este livro um pouco estranho. No entanto, foi aquele tipo de estranho que não sei identificar se é bom ou não. É sem dúvida um livro único e completamente diferente de tudo o que já li.

A escrita da E. Lockhart não me conquistou totalmente no início mas à medida que a história avança vemos o quão importante a escrita é para fazer desta história uma boa história. Mesmo assim, houve momentos em que senti que não consegui compreender tudo o que a autora queria transmitir. Não é um livro difícil de ler mas dei por mim a ter de parar algumas vezes porque ficava cansada ao fim de alguns capítulos.

Depois de ler algumas opiniões, reparei que várias pessoas acabaram por adivinhar a grande revelação deste livro mas, felizmente, esse não foi o meu caso. Enquanto lia, muitas coisas me passaram pela cabeça sobre o que poderia ser mas nunca adivinhei o que acabou por acontecer. Achei que a forma como a autora estruturou o livro foi muito inteligente, mas só me apercebi disso depois da revelação feita. Até lá não estava a achar este livro assim nada de especial e tive as minhas dúvidas sobre se realmente este livro merecia o hype ou não. No final, acho que acabou por merecer, se bem que não me senti totalmente convencida pelo livro.

Gostei da revelação porque foi uma coisa que nunca me tinha passado pela cabeça, mas senti que faltou qualquer coisa. Não sei bem o quê, mas parece que faltou uma moral ou uma resolução à história. Se calhar moral não é bem a melhor palavra, mas senti que este livro não me ensinou nada ou que pareceu acabar cedo demais. É uma história rápida e surpreendente, mas faltou qualquer coisa no final que normalmente sinto sempre que termino um livro. Mesmo assim, apesar de ser um livro curto e de eu ter ficado com esta impressão quando o terminei, não é uma narrativa apressada e tudo leva o seu tempo a ser construído.

Este livro não é para todos: a escrita é estranha e no início não resultou bem comigo, há momentos frustrantes em que só queremos perceber que livro é este e porque é que o estamos a ler, há momentos em que adoramos as personagens, há momentos em que não as suportamos. É um livro que consegue ser real mas também consegue ser bem irrealista. É um livro difícil de falar sem falar demais por isso, se ainda não vos contaram o spoiler, recomendo-vos que leiam o livro, nem que seja para serem surpreendidos. É um livro muito curto que se lê num dia, porém acaba por ser uma história curta mas longa, se é que isto faz sentido.

Enquanto lia este livro aconteceu-me uma das coisas mais estranhas de sempre: sonhei com este livro e com o mistério da narrativa. É sem dúvida um livro que nos deixa a desesperar para saber o que aconteceu.

Finalmente posso respirar de alívio por ter conseguido ler este livro sem ter lido nenhum spoiler. Vai ser difícil habituar-me que já não tenho de fugir dos posts no Tumblr sobre este livro!
Este livro já foi publicado em Portugal pela Editora ASA com o título "Quando Éramos Mentirosos".

Sem comentários:

Enviar um comentário