8.1.16

Adaptações Cinematográficas Que Vi em 2015

Em 2014 fiz um post onde vos falei de todas as adaptações cinematográficas que tinha visto nesse ano e o que achei delas. Este ano decidi fazer a mesma coisa.

Se eu achava que 2014 tinha sido o ano das adaptações cinematográficas, 2015 ultrapassou-o e muito. Foram muitos os livros que foram parar ao cinema em 2015 e venho falar-vos de todos os que vi e li o livro.

Insurgent - Adpatação do livro de Veronica Roth
Estes filmes já não me entusiasmam nem um bocadinho e mesmo sem expectativas nenhumas, ainda saí desiludida do cinema. Não diria que foi um filme mau, mas as mudanças todas que fizeram
acabaram por estragar um pouco a essência dos livros. Fizeram muitas mudanças só para darem mais acção à história, já que o segundo livro é um pouco parado, mas acho que foram mudanças a mais. Ainda não sei se vou ver o terceiro filme ou cinema ou se poupo um dinheirinho e vejo em casa.

The DUFF - Adaptação do livro de Kody Keplinger
Sinto-me dividida em relação a este filme. O The DUFF é um dos meus livros preferidos e quando vi o cast/todas as mudanças que fizeram não fiquei lá muito entusiasmada. Mesmo assim, apesar de não ter nada a ver com o livro, e de ser um pouco exagerado em algumas coisas, até gostei deste filme. É um filme divertido que talvez tenha de ver outra vez sem estar sempre em que é que se assemelha ao livro. Claro que continuo a preferir mil vezes o livro.



Paper Towns - Adaptação do livro de John Green
Li este livro há algum tempo por isso só me lembrava das minhas partes preferidas. Apesar de ser o livro que menos gosto do John Green, a parte da road trip é uma das melhores coisas que já li na vida. Estava muito entusiasmada para ver isso no cinema e não desiludiu. Acho que como me senti a ver o filme foi como me senti a ver o filme e tendo em conta que dei 5 luas ao livro, posso dizer que gostei do filme.



The Scorch Trials - Adaptação do livro de James Dashner
Eu já sabia que este filme ia ser um combinação dos dois últimos livros e ainda bem que o fizeram porque achei este filme espectacular! Claro que o Dylan O'Brien também ajuda a causa, mas adorei ver a minha ship (!!!!! Brenda and Thomas 5ever). Estou super curiosa para ver o último.



The Martian - Adaptação do livro de Andy Weir
Fui ver este filme para aí na última semana em que esteve no cinema porque queria imenso acabar o livro antes. E ainda bem que o fiz! Eu adorei tanto o livro como o filme. Acho que os dois se completam muito bem um ao outro: o filme com algumas cenas extras das personagens no final e o livro com muitos mais incidentes que não mostraram no filme. Eu adorei o cast por Matt Damon o que não há para adorar? Achei que ele esteve excelente no papel de Mark e o humor que tanto gostei no livro, está presente em todos os momentos do filme. O único senão de ir ver o filme tão próximo de terminar o livro é que estava constantemente a ver o filme e a tentar identificar o que acontece no livro. Tenho de voltar a rever este filme (não que seja um grande esforço).

The Hunger Games: Mockingjay Part 2 - Adaptação do livro de Suzanne Collins
Este era o filme mais esperado de 2015 por isso claro que tive de ir ao cinema vê-lo assim que pude. Não sei porquê, mas não o adorei tanto como todos os outros da série. Isto não quer dizer que não tenha gostado porque o filme está espectacular. Só houve qualquer coisa que não dizer o quê que ficou a faltar. Talvez por ser o final e não me querer despedir destas personagens, não sei. Agora que filme é que eu vou ver ao cinema em Novembro?!




Para além destes, também vi outras adaptações cinematográficas sem ler o livro antes. Vou só mencioná-los, dizer o que achei (sem comparar com nada, claro) e dizer se estou arrependida ou não de não ter lido o livro primeiro.

Fifty Shades of Grey - Adaptação do livro de E. L. James
Digam o que disserem, é impossível não ter curiosidade (nem que seja mínima) sobre esta história. Foi essa curiosidade que me levou a ver o filme e às vezes é melhor ficar quieta. Digamos apenas que há algumas cenas que nunca mais vou poder esquecer. Não planeava ler o livro nem tenho intenções disso. (Eu peço desculpa a todos os que gostam deste livro. Têm todo o direito e não julgo ninguém por ler nada. Acho que todos temos o direito de querermos ler um livro sem termos de nos justificar. Esta é só a minha opinião, com base nos meus gostos).

Love, Rosie - Adaptação do livro de Cecelia Ahern (também conhecido por Where Rainbows End)
Foi em 2015 que descobri a Cecelia Ahern e fiquei super interessada em ler vários livros dela. Andei a adiar ver este filme porque não me conseguia decidir se queria ler o livro primeiro ou não. Na altura em que o vi, fizeram essa escolha por mim porque vi com amigos, mas agora não me arrependo de não ter lido o livro antes e não planeio lê-lo. Apesar de gostar da história, acho que tanta falha de comunicação me ia dar cabo do juizo a ler o livro. Quanto ao filme, é adorável! Mesmo uma daquelas comédias românticas que já não via há muito tempo.

The Longest Ride - Adaptação do livro de Nicholas Sparks
Como já manda a tradição, tive de ver mais uma adaptação de um livro deste senhor. Não tenho algum interesse em ler os seus livros, mas adoro o cliché dos filmes. Neste caso, este é talvez o filme que tenha gostado menos. Não senti tanta ligação com as personagens, mas é um filme agradável que se vê rápido.

Me and Earl and the Dying Girl - Adaptação do livro de Jesse Andrews
De todos, este é talvez aquele que não me importava de ler o livro antes de ver o filme. Não gostei imenso do filme, mas achei que foi muito bem feito e adorei o cast! Não vou ler o livro agora, mas até fiquei com uma certa curiosidade para ler o próximo livro do autor (weird I know).

10 comentários:

  1. De todos os que mencionaste, só vi 3 filmes (Insurgent, Mockingjay e Fifty Shades) porque as minhas idas ao cinema são poucas e também não tenho visto muitos filmes em casa. Li os livros em que esses filmes se basearam, mais o Paper Towns e tenho curiosidade em ver o filme.
    Gostava de ler/ver o The Duff e o The Martian. Apesar de gostar de saber como acaba, desisti do Maze Runner depois do primeiro livro e nem sei se vou ver os filmes.
    Eu sou como tu: quando vou ver um filme que é adaptado de um livro, estou sempre a tentar situar o que se está a passar no filme com o que se passou no livro e sempre a ver o que cortam ou o que alteram. Houve uma altura em que algumas amigas minhas até diziam que só iam ao cinema comigo se eu não passasse o tempo a reclamar por as coisas não serem iguais, hehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O filme do Paper Towns está muito bom, na minha opinião!
      Haha eu só me lembro na altura em que fui ver o Twilight ao cinema com as minhas amigas e eu acho que contei o livro todo a uma amiga minha enquanto estávamos a ver o filme, coitada.

      Eliminar
  2. Percebo o teu sentimento para com o Insurgente. Foi o meu livro preferido e também eu fiquei um bocadinho com a sensação de que faltava algo; que as alterações eram muitas e algumas desnecessárias.
    Não li nem vi o filme The DUFF, mas gostava, pelo menos, de ver o filme. Mas se dizes que o livro é bom, talvez lhe dê uma hipótese.
    Para ser completamente sincera ainda não li nem vi o Paper Towns. Tenho o livro na estante mas ainda não lhe peguei. O filme, se o vir, será só depois de ler o livro.
    Não li o The Martian mas vi o filme e adorei. A sério. Foi uma surpresa muito positiva porque não sabia mesmo o que esperar do filme :)
    Eu chorei demasiado no Mockingjay. Adorei o filme, mas falta algo. Ou neste caso, fica a faltar-nos algo. Porque pelo menos eu, tenho uma sensação de vazio, tal como quando terminei o livro. Foi um final agridoce, que me deixou com um misto de emoções. O facto de sabermos que terminou de vez é mesmo o problema!
    Okay, confesso: eu sou uma das que leu FSoG e que viu o filme. Claro que o livro é muito melhor e nem eu me imaginava a ler um livro sobre este tema. Mas todo o mundo falava sobre ele e pensei "porque não?". O filme é um pouquinho sem sal em alguns aspectos porque falta imensa informação.
    Peço imensas desculpas pelo long post, ihihih.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não peças, também adoro comentários gigantes :)
      Sim, no Insurgente faltou qualquer coisa às personagens. No livro acompanhamos mais o desenvolvimento das personagens e acho que os filmes não fizeram com que houvesse essa aproximação.
      Recomendo imenso o Paper Towns. Houve algumas partes que, para ser sincera, foram um bocado seca, mas chega ali a uma parte em que eles vão fazer uma road trip e a sério, para mim é uma das melhores coisas que já li na vida. Se alguma vez relesse o livro era só mesmo essa parte.
      É mesmo! Eu também senti que ficou ali a faltar alguma coisa. Nem sei, se calhar é só mesmo as saudades destas personagens a falar, mas queria mais e acho que gostei um bocadinho mais dos filmes anteriores. Talvez seja porque sabia que ia sempre haver um depois daquele. Vai deixar muitas saudades!
      Acho que fizeste bem em ler o livro se era isso que te apetecia fazer. Acima de tudo temos de fazer o que queremos mesmo se ninguém apoiar. Eu ler os livros já não devo ler, mas acho que vou continuar a ver os filmes porque até fiquei curiosa admito :)

      Eliminar
  3. Estou mesmo triste por a saga Jogos da Fome ter terminado... agora já não vou ao cinema ver a Katniss e festejar os meus anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, já sinto saudades!
      E parabéns muitoooo atrasados :)

      Eliminar
  4. Olá,
    Desses todos também vi Love Rosie, 50 sombras de Grey, o último da saga The Hunger Games e Cidadesde papel que me desilidiu tanto o livro como o filme.
    Também quero ver Insrugente e PRovas de fogo, mas quero ler primeiro os livros, vamos lá ver. Também quero ver Me and Earl and Dying girl, mas não tenho grande curiosidade em relação ao livro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      O Cidades de Papel até gostei, tanto do filme como do livro, mas senti que algumas partes no livro se arrastaram um pouco.
      Tanto o Insurgente como o Provas de Fogo estão um pouco diferentes dos livros mas acho que fazes bem. Também prefiro ler sempre os livros antes de ver os filmes. O Provas de Fogo tem algumas partes do terceiro livro também, pelo menos foi o que me pareceu quando o fui ver e também o que ouvi.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Em 2015 vi também o The DUFF e gostei muito mais do livro.. gostei do cast mas não gostei de todas as mudanças..
    Vi também Insurgent e compreendo o que dizes.. comparando livro e filme sim têm muitas diferenças.. mas visto o filme isolado eu até que gostei..
    E espero que leias o Me and Earl and the Dying Girl e que gostes.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito mais do The DUFF em livro do que em filme! Aliás, acho que nada vai bater aquele livro e assim pelo menos não estragaram a história porque aquele filme não foi bem uma adaptação. Foi mais "deixa cá pegar nestas personagens e criar uma história completamente nova".
      A minha irmã quer muito ler o Me and Earl and the Dying Girl por isso se ela o comprar entretanto talvez o vá lá tirar da estante dela para o ler :)
      Beijinhos

      Eliminar