10.5.14

Opinião: Fangirl

Este foi um daqueles livros em que precisei de pensar muito bem sobre como queria ou iria escrever esta opinião.


Título: Fangirl
Autor(a): Rainbow Rowell
Editora: Pan Macmillan

Já há muito tempo que ouço falar deste livro, já para não falar desta autora. Eu já tinha lido um livro pela Rainbow Rowell, o Eleanor & Park.

Este era um dos livros que me tinha proposto a ler no inicio do ano (aqui) e já sabia que o ia adorar. Só não sabia que o ia adorar assim tanto e que me relacionaria tanto com a Cath, a protagonista.

Acho que umas das principais razões por ter gostado tanto deste livro foi a altura em que o li. Sinceramente, acho que se o tivesse lido noutra altura da minha vida teria gostado, mas não desta maneira.
Neste livro Cath está a começar a faculdade, uma altura da nossa vida em que tudo muda e temos de procurar conciliar tudo o que conhecíamos antes com tudo o que vamos conhecendo. Tal como a Cath, eu também entrei na faculdade este ano e revi-me muito no que ela sentiu com toda a mudança na sua vida e todas as suas dúvidas, como querer desistir, por exemplo. Eu já me senti assim, mas uma das coisas que este livro me ensinou é que mesmo que pensarmos nisso, provavelmente aparecerá algo que nos fará ver que nem tudo é mau e que conseguimos, eventualmente, passar por todos os obstáculos.


A Rainbow Rowell tem a capacidade de nos fazer gostar de todas as personagens que devemos gostar e de nos fazer odiar aquelas que devemos odiar. Achei que todas as personagens foram muito bem desenvolvidas e que cresceram ao longo da história. É possível ver, e foi outra das coisas que gostei muito, que cada personagem tem a sua personalidade e o seu feitio e que são todos diferentes, o que por vezes nos livros de YA Contemporâneo não é muito bem executado.

Na parte inicial do livro alguns pensamentos e acções da Cath irritaram-me um pouco, mas rapidamente me apercebi que muitas das coisas que ela pensa/faz eu também as faço e achei isso muito estranho, fazendo-me gostar ainda mais do livro.

A Cath é provavelmente das personagens com quem mais me identifico. Não pela parte da escrita, porque não tenciono escrever um livro e escrever nem é das coisas que eu mais gosto de fazer (e aqui para nós ainda bem porque eu acho que não escrevo nada bem), mas sim um pouco pela personalidade e pelo facto de ela também ser um pouco introvertida como eu. Também gostei muito de ler sobre uma protagonista que utiliza óculos porque eu também os tenho e posso dizer que me deu um pouco mais de confiança para utilizá-los mais vezes, porque acho sempre que fico pior de óculos e muito melhor de lentes de contacto.


A relação entre o Levi e a Cath está muito bem construída e gostei muito do facto de a autora levar o seu tempo a desenvolver a relação e não apressar nada, permitindo-nos assim ver como eles se conhecem melhor e proporcionando-nos momentos muito queridos entre eles.

Tal como nos sugere o título, a Cath é uma fangirl pela saga Simon Snow, que tal como já muitos disseram, é muito semelhante à saga Harry Potter. A Cath escreve fanfiction sobre duas personagens desta saga inventada pela autora e ao longo do livro podemos ver alguns dos textos que a Cath escreve. Gostei muito deste pormenor e, apesar de a saga não existir e não sabermos bem a história, conseguimos ir acompanho a história da fanfiction, algo que foi muito bem executado.

Achei o inglês é fácil, se bem que, por vezes, a autora utiliza expressões muito características da cultura americana e algumas palavras um pouco mais complicadas, por serem palavras menos usadas e às quais não estamos habituados.

Para quem já leu o livro e quer ver alguns desenhos feitos pelos fãs, a autora tem um pinterest totalmente dedicado a fanart dos seus livros, que podem ver aqui.

Concluindo, sinto que me esqueci de escrever muito do que queria nesta opinião mas às vezes não me consigo expressar a 100% através das palavras, mas penso que falei do que achei mais importante na obra. Dei, obviamente, 5 Luas e tornou-se um dos meus livros preferidos de todo o sempre. Aconselho, até mesmo para quem não gosta muito do género, porque acho que merece ser lido por todos.

Este livro já foi publicado em Portugal pela Saída de Emergência com o título "Fangirl".

5 comentários:

  1. Também queria ler este livro, mas não sabia se haveria mesmo de ler ou não. Mas depois de ver a review acho que tenho mesmo que o ler! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que consegui convencer alguém :)
      Tens mesmo de ler, é um livro muito bom!

      Eliminar
  2. Tenho vindo a interessar-me por YAs e este parece um livro, pelo seu tema e críticas boas que já ouvi da autora, que iria gostar bastante. :)
    *Mistery

    ResponderEliminar
  3. Há YAs muito bons e este é um deles. Espero que leias e que gostes :)

    ResponderEliminar
  4. Oh.. agora sim fiquei super curiosa para ler o livro.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar